Cinema. Se você ainda não viu, corra para ver o filme brasileiro Xingu, que conta a saga dos irmãos Villas-bôas, Orlando Cláudio e Leonardo, que a partir de uma simples aventura se transformaram nos maiores indigenistas brasileiros e foram responsáveis pela criação do Parque nacional do Xingu em 1961, a mais importante reserva indígena das Américas. Prestigie o cinema brasileiro.
Falar em filme brasileiro, em 2011, das 20 maiores bilheterias no Brasil apenas três filmes brasileiros na lista e 17 dos EUA. São eles”De pernas pro Ar” no 11º lugar com 3 100 000 espectadores.Cilada. Com, que teve público de 2.990.000 vem em 13º eBruna Surfistinha com 2.166.000 espectadores vem em 19º.
E continuando com a hegemonia dos EUA, leiam essa: Dos 339 filmes comerciais lançados nos cinemas do Brasil em 2011, exatos 144 são dos EUA, 99 são brasileiros e 96 divididos entre outros 27 países (ANCINE).
Olímpia: O famoso cinema de Belém, remanescente da Belle Epoque Amazônica provocada pela economia da borracha, completou agora em abril de 2012, Cem anos de funcionamento e recebeu merecidas homenagens por ser o mais antigo cinema do Brasil ainda em atividade. Claro que graças a atitude do prefeito de Belém que teve a visão e alugou o cinema que estava a beira de fechar,como tinham fechado já o Cine Palácio, o Nazaré, o Iracema.
O cine Argus de Castanhal podia ter seguido o mesmo caminho, antes de fechar em 1995 se o poder executivo da época quisesse ou tivesse tido a visão do gestor de Belém.
Rio+20: Realizar-se-á no Rio de Janeiro entre 20 e 22 de junho próximo a Conferência das Nações Unidas Sobre Desenvolvimento Sustentável, cujos temas principais serão: a Economia Verde e a Erradicação da Pobreza no Contexto do Desenvolvimento Sustentável. É chamada de Rio+20 por ser realizar vinte anos após a ECO-92.Boa oportunidade para nossos políticos priorizarem a governabilidade baseada na sustentabilidade.E nós cidadãos também.
Calçadas: Quando será que o poder público vai tomar a decisão de nivelar e desobstruir as calçadas de Castanhal? Com este transito cada vez mais caótico, com as motos cada vez mais numerosas, é imperativo que o pedestre tenha espaço nas calçadas para caminhar, senão acidentes vão continuar acontecendo e tirando vidas preciosas. Mas o pedestre também precisa aprender que a travessia das vias se faz nas faixas, quando o sinal estiver vermelho.
Ciclistas: Os ciclistas têm que se conscientizar que bicicleta é um veiculo e por isso está sujeita ao código nacional do transito. Tem que andar na mão, obedecer ao sinal e respeitar o pedestre. Se não tem ciclovias e nem ciclo faixas, pressione os políticos para que instale estas melhorias na cidade.
Coleta de lixo: Se ainda não é seletiva, faça a sua parte. Separe os materiais recicláveis. Já existem cooperativas que compram algum tipo. O Supermercado Líder recebe sem Ônus algum para o cliente, plástico, papel, pilhas e baterias. Isto é tendência mundial das grandes empresas. Investir em reciclagem e sustentabilidade. O óleo que você usa em sua cozinha, após a fritura, não jogue no ralo que ele vai acabar ou no canal do igarapé Castanhal e daí pro Apeu, inhangapi, guamá, Atlântico ou então vai no sentido caiçara, Salgado grande, Marapanim, Atlântico o que dá no mesmo: poluição das águas. Separe o óleo usado em uma garrafa pet e quando estiver cheia leve para o supermercado acima citado que eles recebem e reciclam este óleo.
Lixo doméstico: Evite o máximo possível matéria orgânica no seu lixo. Restos de frutas e comidas são excelentes para fazer um adubo orgânico ou para atrair cachorros gatos e urubus, que rasgam as sacolas e espalham o lixo nas ruas, aumentando a poluição visual e odorífera.
Procure saber o dia e a hora que o carro do lixo passa em sua rua e não ponha lixo após o carro ter passado. Espere o outro dia para evitar acumulo e mau cheiro (se não tem dia certo, pressione o gestor e os legisladores). Não ponha seu lixo na rua nos domingos e feriados, pois o carro não passa nesses dias. Lâmpadas, papel higiênico e fraldas descartáveis não são recicláveis. Vidros quebrados?Enrole-os num papel e leve-os ao lixo.
Castanhal 30 anos atrás: Em 1982 Castanhal completou 50 anos de emancipação política. O prefeito era Almir Tavares Lima e seu vice era Carlos Barbosa Pereira. Neste ano foi inaugurada a estátua do Cristo. A idéia do prefeito era construir na área o centro administrativo de Castanhal com a câmara dos vereadores, a prefeitura, Emater, Fórum, Receita federal. Em maio de 1982 Almir entrega o cargo para o vice prefeito para se candidatar a deputado estadual.
Neste ano, ainda não existiam o bairro Jaderlandia e nem titanlandia, novo Estrela, Santa Catarina e nem todos esses novos surgidos agora em função do crescimento de Castanhal.
Telefone celular e internet?Nem nos melhores sonhos. Também não tinha repetidora de televisão. O sinal vinha de Belém.
Não tinha nem BIG BEN e nem extrafarma. Tinha droga tudo, Farmácia central, farmácia Sampaio e estava iniciando a Drogaria Keila.
Não tinha supermercado Líder e nem Yamada, nem visão e nem Magazan. Tinha a casa Porta larga e a casa Monteiro, a Mavape, a casa Bastos e a casa Nova Aurora, a padaria Primavera.O Cinzano Bar já tinha fechado e virado Armarinho Macedo
Já Tinha a Hiléia, a CTC, já tinha o posto ESSO, e tinha a distribuidora de bebidas Baena e Castro.
Não dá para citar tudo o que tinha e o que não tinha.
Neste ano em março, faleceu em acidente rodoviário, Manoel Carneiro Pinto Filho, o Seu Duca, proprietário do cine Argus.
Não havia vídeo cassete, muito menos DVD e nem cópia pirata nas calçadas.
Andava-se tranqüilo nas ruas sem medo de assalto ou de acidentes.
Parodiando Drummond, Castanhal antiga é só uma foto na parede, mas como dói.
Você pode colocar mais coisas sobre o cinema Argus daqui de castanhal? Desde já agradeço
ResponderExcluirAtt,
Alex Vianna